quinta-feira, 29 de maio de 2014

SOBRE A ADIMPLÊNCIA

Tenho focado nesta questão da adimplência.
Neste mundo de matéria, este assunto remete logo ao famoso "inadimplente": aquele que não paga as suas dívidas financeiras.
Mas o próprio inadimplente financeiro é uma consequência de uma atitude inadimplente como um todo, que como tudo que irradiamos, acaba se materializando.

Meu objetivo e foco do momento é que Adimplente seja uma palavra que me defina.
Adimplente é aquele que se mantém em dia.
Issa envolve muito mais do que manter as contas pagas e os compromissos de trabalho em dia.

O Adimplente é sobretudo, alguém que vive no presente.
Ele não corre para o futuro para fugir do presente difícil... ele o enfrenta.

Se ele tem algo para fazer hoje, ele faz hoje. Ao invés de abandonar o compromisso do hoje e começar a fazer algo para o futuro.
Se ele tem uma conta para pagar hoje, ele usa o dinheiro de hoje. Ao invés de se complicar abandonando as contas do hoje ou fazendo dívidas para o futuro.
Se tem algo sujo, ele limpa no agora. Não vai fazer outra coisa para fugir: ele vê a sujeira e limpa.
Se tem alguma desavença, ele resolve no agora. Ao invés de abandonar a desavença e começar um relacionamento novo sem finalizar direito aquele anterior.

Percebo que o inadimplente é sobretudo um nômade.
Nômade é aquele que utiliza todos os recursos de um local onde está, e quando os recursos acabam, ele se muda.O Nômade é de certa forma um vampiro.
O Adimplente não se muda de local em local, ele permanece no mesmo e o recicla. Ele não suga até que esgote, ele renova.
O Inadimplente só se preocupa em ter. O Adimplente se preocupa em manter.

Na questão afetiva, o inadimplente foge do relacionamento quando se depara com problemas. Mas ele foge covardemente. Ele inicia um relacionamento novo sem ter tido coragem de terminar o antigo.
O adimplente, como não foge do presente, soluciona o relacionamento atual. Ou ele conserta, ou ele finaliza. Mas nunca inicia um relacionamento novo paralelamente ao relacionamento antigo. O adimplente é fiél nos relacionamentos.Não por uma questão moral, mas porque ele nunca inicia um futuro sem ter finalizado um presente.
O futuro não existe para o adimplente, somente o presente.

Compartilho isso com vocês, pois sei que muitos de nós somos inadimplentes financeiramente, sem perceber que o que ocasiona esta inadimplência material é o comportamento inadimplente em todas as coisas da vida.
O mundo maravilhoso que sonhamos só poderá ser construído quando todos tivermos atitudes adimplentes.

EU SOU CRISTAL LUZ - DEZEMBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário